terça-feira, 22 de novembro de 2011

O TREM DO SOUL....

Descobri o programa Soul Train através de uma velha fita VHS (quem se lembra ?), lá por 1975/76. O programa nasceu em 1971 e ficou no ar por quase ininterruptos 35 anos, até 2006. Criado por Don Cornelius, que foi seu único apresentador e produtor executivo, Soul Train destacava-se por ser um dos primeiros e mais importantes programas de TV unicamente voltados para a juventude negra frequentadora das high schools americanas.

Pelo seu palco desfilaram os maiores nomes do soul, R&B, funk, gospel, jazz e nos seus últimos anos disco e hip hop. Nas décadas de 70 e 80 - Soul Train foi indiscutivelmente uma grande influência e porta voz da juventude negra americana, lançando modismos no vestir, no vocabulário e nos estilos de dança.



Acima uma pequena demonstração de Soul Train nos seus melhores dias, com a apresentação da banda de funk/soul Tower Of Power e seu grande hit So Very Hard To Go, em 1973. Vejam só a moçada se esbaldando sob o comando do vocalista Lenny Williams. Do catso....

7 comentários:

Mestre Joca disse...

Um pequeno quizz; ganha um doce quem souber o nome do instrumento de sopro que sola aos 2:30 minutos do vídeo. Fácil, fácil...

Jerusa disse...

Muito bom ! Existem várias edições importadas do programa, mas o melhor é um box com 9 DVD´s contendo pérolas. Barry White, Marvin Gaye, Earth, Wind & Fire, Aretha Franklin, Curtis Mayfield, James Brown, entre outros, estão lá!
Bom, pode ser que eu me engane, mas o instrumento em questão é um flügelhorn, um trumpete com timbre mais suave. Chet Baker usou um flügelhorn na gravação do seu disco Baker's Holliday. Acertei ?

Mestre Joca disse...

Perfeito, Jerusa.

Ganhaste uma caixa de trufas de chocolate meio amargo com recheio de doce de cupuaçu. De lambuja pelas informações adicionais vais levar um bolo de tapioca no leite de côco.

Aproveite bem....rsrsrsrsrsrs...

regi nat rock disse...

Esse quizz está mais pra uma reunião em familia para degustação "docífera" e musical...
ahahah

Eu nunca ouvi falar nesse trumpete.

Jerusa disse...

Vou cobrar meu prêmio hein !

Era, basicamente, utilizado por militares em substituição à corneta.
Poucos artistas de jazz o utilizam.

regi nat rock disse...

Sou do tempo da corneta que, uns outros por aqui, detestavam.... hahahahahahah

Pergunte pro pasquineiro (ir)responsável...

Mestre Joca disse...

Herança cultural é isso aí, Regi. E disso muito me orgulho. Meus pimpolhos são páreo para poucos. Graças a Deus....!